Ocorreu um erro neste gadget

1/25/2007

Morototó: êta sementinha mais versátil!

Fiz esse painel com "souvenirs" trazidos da Amazônia ao longo de anos. Claro que tenho muito mais! Mas considero esses especiais. É uma legítima tanga de morototó, embaixo dela uma tornozeleira também de morototó e vários pares de brincos de penas coloridas de vários pássaros - nem imagino os nomes deles - só sei que são cores naturais, nada é tingido. A base do painel é, sem dúvida, palha de coqueiro, de lá também. Só dei umas "sapecadas" de dourado. Adoro vermelho com dourado. Um dia ainda vou tentar entender por quê. Peça única, indisponível para venda por razões óbvias.

Guirlanda natalina

Apesar do Natal já ter passado, aí está uma de minhas guirlandas. A base é cipó, as flores dão de conchas; o sino é de papel artesanal pintado de dourado, assim como as casquinhas de pistache (delícia!) com as pérolas no centro. E lá está a palha de coqueiro que eu tinha trazido de Roraima anos atrás, tingida com urucum.

Sessão bicho - Sapo de 3 pernas

Apesar de ser um aborto da natureza, entre os orientais o sapo de três pernas dá sorte. E, como sorte nunca é demais, fiz este com três pernas (quer dizer, três conchas, hehe) e com uma língua da cor de dólar, se bem que deveria ter feito cor de euro, que vale muito mais!

Sessão bicho - Coruja porta-recados

Sempre gostei de bicho com olhos grandes, desproporcionais ao tamanho do corpo. Corujas são noturnas, são solitárias, são muito "na delas". Gosto disso. Sou meio-coruja. Em Boa Vista várias vezes vi, tarde da noite, uma mesma coruja - enorme como tudo que é bicho que nasce naquelas bandas! (até barata e besouro é grande lá!) - toda noite no mesmo toco, na mesma curva da estrada, perto da porteira. Lindo vê-la levantar vôo diante dos faróis: mais parecia um fantasma alado rumo à escuridão.

Sessão bicho - Cisne porta-recados

Eles são escolhem apenas uma companheira, e são fiéis a ela até a morte. Para alguns (na verdade "algumas"!) a regra deveria ser seguida também pelos homens. Sei não. Já imaginou a gente ter que aturar um cisne mal-humorado que só se diverte brincando com o controle remoto da tv e não vê graça nenhuma num jantarzinho romântico a dois à luz de velas? Me poupe!

Sessão bicho - Pelicano maragato

... é um objeto decorativo inusitado: m pelicano que prefere o conforto de um ninho de porongo que parece dançar ao sabor da brisa da tarde num avarandado longe do mar... Gosto não se discute, ainda mais quando se está tratando com um pelicano maragato!

Sessão bicho - coelho porta-recados

"De olhos vermelhos, de pelo branquinho, eu sou o coelhinho, eu sou o coelhinho". Não tem pelo branquinho, mas os olhos são vermelhos.

Davi de Michelangelo x palha de bananeira

Eu e a minha preferência por palha de bananeira.

Esta é daqui mesmo, do sítio de um amigo.

Secou ao natural, virou palha mesmo. Aí, foi só olhar e já veio a idéia da sagrada família, estilizada, bem do jeito que gosto, as formas apenas sugeridas. Só o cajado de S. José levou um recorte de tesoura, ainda assim, tosco.

O Menino, então, é mera representação. Mas a divina essência não necessita de forma... pelo menos não para mim.

Depois de terminado, olhando com mais calma observei os traços da minha formação por detrás desta peça: Moyen Âge, estilo gótico, teocentrismo, o absoluto desprezo pelo Humano, pela Carne, pela Forma... Sou mais Humanismo, Da Vinci e, sem dúvida alguma, Davi de Michelangelo (mesmo que ele não seja nem um pouquinho sexy, hehehe)

Mais amazonias enfileiradas

Mais açaí, madeira e sementes de morototó... minúsculas. E pensar que a árvore é enooorme!